O Brasil é um país com um grande contraste social. De um lado, riqueza e status; de outro, pobreza e fome. O ambiente em que nascemos pode influenciar, ou não, o nosso futuro. Tudo depende das nossas escolhas.
Atualmente, vemos uma classe alta com muitas oportunidades e pouca vontade, muita matéria e pouco conhecimento. A cada dia, surgem mais notícias sobre jovens de classe média ou alta viciados em drogas ou envolvidos com a violência. O problema não está no ambiente em que vivem, e sim, na educação que receberam.
Em oposição a isso, há jovens de classe baixa realizando trabalhos sociais e aproveitando as oportunidades que lhes foram dadas. Querem mudar de vida e escolheram o caminho certo. A pobreza ou a falta de recursos é um obstaculo e não, uma justificativa para a falta de interesse.
Este contraste social poderia ser revertido, porém vivemos pelo comodismo, criticando uma sociedade, sem argumentos. Culpamos o pobre pela sua miséria, entretanto vivemos no egoísmo. Enquanto nosso pensamento não mudar, nossa realidade e nosso futuro serão os mesmos, estaremos sempre encontrando um culpado para problemas que seriam de todos.