sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Contraste Social

      O Brasil é um país com um grande contraste social. De um lado, riqueza e status; de outro, pobreza e fome. O ambiente em que nascemos pode influenciar, ou não, o nosso futuro. Tudo depende das nossas escolhas.
       Atualmente, vemos uma classe alta com muitas oportunidades e pouca vontade, muita matéria e pouco conhecimento. A cada dia, surgem mais notícias sobre jovens de classe média ou alta viciados em drogas ou envolvidos com a violência. O problema não está no ambiente em que vivem, e sim, na educação que receberam. 
    Em oposição a isso, há jovens de classe baixa realizando trabalhos sociais e aproveitando as oportunidades que lhes foram dadas. Querem mudar de vida e escolheram o caminho certo. A pobreza ou a falta de recursos é um obstaculo e não, uma justificativa para a falta de interesse. 
   Este contraste social poderia ser revertido, porém vivemos pelo comodismo, criticando uma sociedade, sem argumentos. Culpamos o pobre pela sua miséria, entretanto vivemos no egoísmo. Enquanto nosso pensamento não mudar, nossa realidade e nosso futuro serão os mesmos, estaremos sempre encontrando um culpado para problemas que seriam de todos. 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Leitura Obrigatória

     Antigamente as pessoas liam por prazer. Organizavam grupos de leitura, feiras do livro. Era comum amigos se emprestarem livros com o intuito de adquirir conhecimento e enriquecer o vocabulário. Razões essas que não valem mais para os dias de hoje. 
      Quando crianças, achamos os livros incríveis: as cores, a novidade e as historias atraem. Porém, ao crescermos, os livros perdem sua magia. A leitura não chama mais a atenção dos adolescentes, pois estão fascinados pelo novo. As gerações passaram, os valores se transformaram e agora, jovens se sentem obrigados a ler livros para trabalhos de escola ou para o vestibular, quando a leitura deveria ser parte do dia a dia. Vemos cada vez mais estantes cheias e cabeças vazias, pois ler tornou-se uma obrigação.
      Essa realidade vem dos ensinamentos passados pela sociedade. A leitura prazerosa atualmente é a que fazemos em horóscopos, colunas sociais, ou em uma conversa com amigos pela internet, e não mais a de livros. O mundo está se transformando. A cada dia surgem novas invenções que deixam nossa vida mais prática e rápida. Porém, estamos acompanhando esse desenvolvimento da forma errada. Para que isso mude, deveríamos seguir o pensamento de Bill Gates: " Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história."
      Os pais devem educar seus filhos de acordo com seus valores, e não de acordo com a sociedade. Devem mostrar a importância da leitura, dar exemplo, mostrar que o conhecimento é a melhor forma de mudarmos uma sociedade. Devemos evoluir com o mundo, porém, é necessário preservar hábitos e valores antigos, como a leitura, a vontade e o interesse pela educação e conhecimento.
    Por sua vez, os pais podem contribuir levando seus filhos a livrarias, incentivando a compra de livros e contando histórias. O fato dos próprios pais praticarem a leitura e dar o exemplo, faz com que os filhos se acostumem com esses hábitos e o pratiquem.